14 de mar. de 2010

GP do Bahrein - Vitória na estreia!

Alonso após sair do carro.

Eis que a F1 volta à suas atividades e enfim o primeiro GP. Vettel larga na pole, seguido de Massa e Alonso. Schumacher em 7º e Button que é o atual campeão do mundo, larga em 8º.

Bruno Senna e Karun Chandhok com a Hispania largam dos boxes. O objetivo da equipe é testar seus carros nesse primeiro GP.

Vamos para a largada, os carros alinham-se, as luzes vermelhas começam a contagem e apagam-se. É dada a largada.

Vettel mantêm a liderança, mas Massa perde a segunda posição para Alonso, que faz a primeira curva por fora, ganhando a preferência na próxima, impossibilitando maiores defesas à Massa.

Mark Webber parece ter o motor estourado logo na largada, mas é só impressão. Schumacher, a maior atração, largou em 7º e ganha uma posição, assumindo assim a 6ª posição. Kubica e Sutil rodam após a segunda curva, assim perdendo suas posições. Com isso, tanto Liuzzi que largou bem assumiu a 9ª posição e Rubens Barrichello que largou em 11º, assume a 10ª.

Lá atrás, Lucas Di Grassi larga bem e ganha quatro posições, assumindo a 18ª posição. Mas logo teve problemas hidráulicos e abandonou a prova. Problemas estes que o perseguem desde a pré-temporada.

Karun Chandhok bate e danifica o bico de seu carro, abandonando a corrida. Boa sorte da próxima vez Karun. Já Bruno Senna com seu carro, resistiu 19 voltas. Para a primeira corrida da equipe e dele na F1. Foi bem, abandonou por problemas no motor.

Mas vamos ao que interessa, vamos ao topo! Vettel mantêm-se na liderança, seguido de Alonso e Massa. À distância e o rendimento dos três são considerados relativamente constantes. Mas em certo momento Vettel abre uma distância considerável em relação a Alonso, algo em torno dos 5 segundos.

Faltando cerca de 15 voltas para o final, nessa faixa, Vettel perde rendimento no final da reta principal, proporcionando a rápida aproximação de Alonso e Massa. Alonso consegue a ultrapassagem e Massa também. O problema de confiabilidade do motor Renault volta à tona. Vettel continua perdendo rendimento e perde posição também para Hamilton.

Com isso, Alonso segue tranqüilo na frente para conquistar a vitória.

Alonso cruza em primeiro, seguido de Massa e Hamilton. Belo pódio de Alonso, em sua estréia na Ferrari e na abertura da temporada. Belo pódio do Massa também. É a primeira corrida de Massa após seu acidente. Belo retorno.

Schumacher encerra a corrida em 6º. Retorno tímido do alemão. Mas é só o começo, podem ter certeza de que ele voltará a ser o velho Schummy que todos nós conhecemos.

O carro de Vettel só resistiu até a linha de chegada. Após cruzar a bandeirada, o carro de Vettel não conseguiu nem chegar ao final da reta.

Rubens Barrichello encerrou a corrida em 10º. Boa corrida do Rubens. Fez o que pode com sua Williams.

Vale lembrar do bom desempenho da Lotus. Não andou na frente, mas conseguiu completar a prova com seus dois carros.

O que podemos esperar dessa temporada? Só uma resposta: Será a mais equilibrada de todos os tempos.

A Ferrari mostrou que tem um carro excelente para corrida e bastante confiável.

Próximo GP será na Austrália. Até lá!

Classificação final:

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 49 voltas em 1h39min20s396

2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 16s099
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 23s182
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 38s713
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 40s263
6º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 44s180
7º. Jenson Button (ING/McLaren), a 45s260
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 46s308
9º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 53s089
10º. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min02s400
11º. Robert Kubica (POL/Renault), a 1min09s093
12º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1min22s958

13º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min32s656
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 1 volta
15º. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 1 volta
16º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 3 voltas
17º. Jarno Trulli (ITA/Lotus), a 3 voltas


Não completaram:


Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 30 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania), 18 voltas
Timo Glock (ALE/Virgin), 17 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 14 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 12 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 3 voltas
Karun Chandhok (IND/Hispania), 2 voltas

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