26 de jul. de 2010

Ferrari, nojenta!


Felipe Massa conversa com seu engenheiro antes da corrida.

No dia 25 de julho de 2009, Felipe Massa sofria um grave acidente no circuito de Hungaroring. Todos os brasileiros se comoveram com tal acidente e prestaram solidariedade através de mensagens de apoio, torcendo pela breve recuperação de Felipe. Um ano se passa.

No mesmo dia 25 de julho, só que dessa vez no ano de 2010, é disputado o GP de Hockenheim, na Alemanha. Felipe lidera a corrida, logo atrás seu companheiro Fernando Alonso. Seria a redenção, a conquista de uma vitória um ano após um acidente que poderia ser fatal. Mas não, acabamos por reviver uma lamentável história ocorrida em 2002, precisamente no GP da Áustria. Naquele ano, Rubens Barrichello foi ordenado a entregar sua posição a seu companheiro, Michael Schumacher. Rubens fez isso, na última volta, nos metros finais, entregou a posição para Schumacher diante dos olhos de milhares de torcedores no autódromo, diante de milhões de telespectadores pelo mundo. Jean Todt, na época diretor esportivo da Ferrari, deu a cara à tapa e assumiu o ato, disse que deu a ordem e assumiu a responsabilidade por isso.

Pois bem, voltamos a reviver tal situação ridícula, nojenta. Creio até, que mais nojenta que a anterior, pois aconteceu na mesma equipe. Entrega de posição feita mais uma vez aos olhos do mundo, nos fazendo de palhaços. Sim, palhaços. Felipe recebeu o recado subliminar pelo rádio, no qual seu engenheiro disse “Fernando está mais rápido que você. Entendeu o recado?”. O que isso quer dizer? Para bom entendedor, meia palavra basta, não precisa ser especialista no assunto para entender o recado. E os pedidos de desculpa do mesmo engenheiro após o feito? Precisa de resposta para isso? Creio que não.

O senhor Domenicalli, uma vez disse que jogo de equipe não aconteceria em sua gestão, aconteceu. Homem de palavra? Não.

O mais revoltante não é nem o fato do jogo de equipe, nem a entrega de posição. O que mais revolta, não só a mim, mas a todos os amantes do esporte a motor, é o cinismo dos envolvidos. Muita cara de pau de todos, sem isenção.

Isso enfraquece o esporte, tira a credibilidade da categoria, das demais equipes, dos pilotos, dos patrocinadores, do público que acompanha a categoria, de todos os envolvidos de forma direta ou indireta.

Pilotos como Senna, Piquet, Prost e Mansell aceitariam tal ordem?

O que acho mais interessante é a cara de pau deste Fernando Alonso. É um baita piloto, disso não resta dúvida. Mas como é que ele nunca sabe de nada? Interessante isso. Se formos analisar, Alonso está envolvido em 90% dos escândalos dos últimos 5 anos na Fórmula 1. Interessante isso.

E o que falar de Massa? Bom, perdeu a moral comigo.

E a punição? Bom, até o momento apenas uma misera multa de Cem Mil Dólares. Isso não é nada! Isso o Santander paga com o dinheiro daqueles que tem conta no banco ESPANHOL.

Espero que no Conselho Mundial, a Ferrari seja duramente punida, com pelo menos a exclusão desta temporada. É o mínimo! Mas acho difícil.

Atitudes como essas na categoria, me deixam triste, aborrecido. Mas é a vida, deveria ter me acostumado com a sujeira do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adiocone aqui seu comentário.